Diálogos entre saberes e sistemas de cura

A Universidade Pública indo muito além de seus muros e laboratórios, aberta a uma troca de saberes entre a academia e os povos originários do Brasil para fazer uma medicina ciente dos modos de vida das populações e uma produção científica com a perspectiva de pensar o país.

O documentário Diálogos entre Saberes e Sistemas de Cura mostra projetos de extensão que desenvolvem importantes trabalhos com comunidades tradicionais. O Projeto Xingu tem mais de cinco décadas de atuação em saúde, pesquisa e ensino com os povos indígenas brasileiros, enquanto a Cátedra Kaapora desenvolve ações que propõem colocar no mesmo patamar de importância os saberes da academia e os de grupos sociais não-hegemônicos. O vídeo apresenta as histórias, as atividades e os resultados alcançados por esses projetos, que revelam a Universidade Pública se estendendo para muito além dos seus muros e laboratórios, se propondo a pensar o país.

Trabalho de extensão universitária da Unifesp com mais de 50 anos de história, o Projeto Xingu tornou-se referência na produção de conhecimento e práticas voltadas para o campo da saúde indígena. O documentário aborda este e outros esforços da universidade, tais como a Cátedra Kaapora, em se abrir para a troca de conhecimentos com grupos sociais não hegemônicos.

Este é o segundo episódio da série Unifesp 25 anos — Universidade Pública, Conhecimento Público e consiste em um documentário principal e de quatro vídeos que destacam alguns aspectos do assunto.

Diálogos entre saberes e sistemas de cura

Demografia indígena

Protagonismo indígena na saúde

Cátedra Kaapora

Agrotóxicos no Xingu

Produção para a Universidade Federal de São Paulo.

com a participação de:

créditos:

coordenação da série:

músicas:

filmes:

fotos gentilmente fornecidas para uso neste documentário por:

O Projeto Xingu, desde sua criação, trabalhou em colaboração com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e, mais recentemente, com a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Mistério da Saúde SESAI/MS, instituições responsáveis pela assistência aos povos indígenas no Brasil. Os resultados obtidos são mérito dessa parceria.