Estreia série Universidade Pública, Conhecimento Público

Um dentre tantos deveres das Universidades Públicas é o de fazer a sociedade como um todo ficar a par do vasto universo de conhecimento catalisado por elas. É pensando nisso que a Unifesp, por ocasião dos seus 25 anos, lança a série Universidade Pública, Conhecimento Público.
É um convite ao conhecimento na forma de vídeos que divulgam a ciência, as pesquisas e as ações da Universidade, revelando os atores dessa produção e os impactos significativos, mesmo que às vezes insuspeitos, que ela tem sobre a vida das pessoas. São vídeos de linguagem acessível, conduzidos por pesquisadores, professores, alunos e pessoas de fora da universidade, mostrando os vários vetores que tecem o saber acadêmico, aprofundando com leveza, permitindo dialogar com o maior público possível.
A série estreia na segunda-feira, 3 de junho, nos canais de divulgação da Unifesp e de seus parceiros, com novidades a cada semana. O primeiro episódio será sobre o sono: da sua importância para a saúde humana ao pioneirismo da Unifesp nas pesquisas sobre o tema, passando por curiosidades como “o sono do adolescente” ou “o que é a polissonografia”.
A iniciativa é da Universidade Federal de São Paulo, com patrocínio da Afip — Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa —, e produção da Peripécia Filmes, empresa especializada em divulgação científica.

Unifesp 25 anos — Universidade Pública, Conhecimento Público
episódio 1:

A ciência do Sono

Passamos em média um terço de nossas vidas dormindo, condição crucial para a saúde do corpo e da mente. “A ciência do sono” busca entender a riqueza desse fenômeno e como a pesquisa sobre ele é feita dentro de uma universidade, em toda a sua multidisciplinaridade.

O que é polissonografia

A partir da década de 60 nosso entendimento sobre o sono foi revolucionado com a criação de um exame chamado Polissonografia. Nessa vídeo-pílula, saiba um pouco mais sobre os parâmetros e os usos desse procedimento.

O sono do adolescente

Todos nós dormimos, mas em cada etapa da vida o sono tem suas características e funções específicas. Nessa vídeo-pílula, saiba um pouco mais sobre o sono na adolescência e sobre a pesquisa desenvolvida pela Unifesp para avaliar a sonolência nessa fase .

Por que sonhar é fundamental

O sonho é um tema central da psicanálise, com profundas implicações no desenvolvimento teórico desse campo. Freud, Winnicott e Bion abordaram o sonhar cada um ao seu modo. Nessa vídeo-pílula, saiba um pouco mais sobre as relações e as diferenças entre essas abordagens.

O que acontece no sono

O sono ainda é um mistério para a ciência, mas ela já pode acessar e estudar o que acontece em nosso corpo enquanto dormimos. Nessa vídeo-pílula, saiba um pouco mais sobre os fenômenos que ocorrem nessa parte de nossa vida.